O Motor Anúncios de Época 1981 1980 1979 1978 1977 1976 1975 1974 1973 1972 1971 1970 O início Voltar

Entrada no Brasil (1967 – 1969 Simca)

Na década de 60, a Chrysler planejava uma expansão mundial, tanto que já tinha em mãos a Simca Francesa e o grupo Inglês Rootes (Fabricante dos modelos Hillman). Em 66 a Chrysler decidiu entrar no Brasil e a porta de entrada da Chrysler no Brasil foi a Simca do Brasil e posteriormente a International Harvester (Fundição situada no centro de Santo André e desativada em 1965).

A Simca funcionou no Brasil entre 07 de Março de 1959 a 15 de Agosto de 1967 fabricou os Simca Chambord, Presidente, Esplanada, Regente, entre outros, totalizando quase 51.000 automóveis fabricados. Ocorreu que desde o final da década de 50 a Chrysler americana já começava a absorver a empresa francesa, se tornando acionista majoritária em 1963.

Em Outubro de 1966 a Chrysler assumiria o controle acionário da Simca, neste período houveram vários boatos do fim da Simca e o início da fabricação do Plymouth Valiant, mas a Chrysler tinha interesse em continuar com os Esplanada e Regentes, tanto que enviou para Detroit – EUA, alguns modelos para testes, resultando em 53 modificações aplicadas imediatamente. Somente após as alterações, em Julho de 1967, os Esplanadas e Regentes saíam da linha de montagem com os seguintes dizeres nas plaquetas de identificação “Fabricado pela Chrysler do Brasil”. Em Novembro a empresa passaria a chamar-se “Chrysler Do Brasil S.A. Indústria e Comércio” e posteriormente os Chrysler Esplanada e Regente foram reestilizados e ofereciam uma garantia de 36 mil quilômetros ou 2 anos.

Em 1968 era lançado o GTX, mas apesar dos antigos Simca ainda terem uma boa aceitação a Chrysler encerrou a fabricação destes automóveis em Outubro de 1969, pois esta planejava lançar um automóvel legítimo Chrysler e produzir caminhões (planos demonstrados pela aprovação do governo de um empréstimo de 50,2 milhões de dólares em 1968). A Chrysler fabricou entre 67 e 69, quase 17.500 automóveis Esplanada, Regente e GTX deixando grandes saudades da linha Simca.

Curiosidade: A Simca do Brasil instalou-se primeiramente em Minas Gerais, mas em alguns meses mudou-se para o Km 23 da Via Anchieta em São Bernardo do Campo – SP, ironicamente no antigo Galpão da Brasmotor, que na década de 50 montava os automóveis Chrysler importados em CKD e também automóveis Volkswagen.

A venda da Simca não foi tão pacífica para os funcionários, pois na troca de comando muitos franceses foram mandados embora, além de vários outros funcionários. Os dirigentes contratados pela Chrysler fecharam a empresa por 3 dias para limpeza e demissão de funcionários. Infelizmente os novos gerentes começaram mal, pois criticaram a Simca quanto à qualidade e sobre o estado que se encontrava a linha de montagem. Por mais que a Chrysler continuasse com a fabricação dos automóveis Simca por algum tempo, o único objetivo era ganhar dinheiro. Foi com este mesmo objetivo que a Volkswagen acabou com a VEMAG e com a Chrysler, se foi certo ou não, somente os dirigentes destas empresas podem responder.

Para maiores informações, visite www.simca.com.br

Voltar

Destaques

Mopar - Chrysler Group LLC
Chrysler Group LLC
Dodge Vehicles International Site
Mopar - from Wikipedia
Mopar Muscle Magazine

 

hidea.com

Seja um sócio - filie-se ao DCC

Clique aqui, torne-se um sócio do Dodge Clube de Curitiba e desfrute de todos os beneficios de um sócio DCC!

DCC nas redes sociais

DCC no Facebook

DCC Store

O DCC é membro da FBVA

FBVA

Copyright © 2012 - Dodge Clube de Curitiba