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Mudanças 1. (1978 – reestilização do Polara)

Neste ano o Polara ficou mais moderno, ganhando nova frente com faróis retangulares e luzes de direção nos extremos dos pára-lamas, a grade também foi modificada ganhando como emblema, um leão estilizado. Na traseira, as lanternas foram redesenhadas, ficando maiores e mais bonitas. Como opcionais o Polara começava a oferecer bancos reclináveis com ajuste continuo do encosto e retrovisor interno com posição dia-e-noite. Na parte mecânica a única mudança foi a recalibragem do carburador que passou a consumir menos gasolina. Internamente, somente a alavanca de câmbio foi alterada, ganhando uma manopla igual ao do Charger.

Uma mudança quase imperceptível foram nas rodas, na quais o emblema central passou a ser fixo na roda e não encaixado, como nas versões anteriores do Polara.

Na linha Charger as novas faixas decorativas laterais agora seguiam o terço inferior das laterais (mais próximo das rodas) e ficaram mais largas. O teto de vinil foi dividido pela metade começando após as portas (estilo Las Vegas). Já o logotipo Charger R/T passou novamente a estar na terceira coluna do teto, sobre o vinil. Na frente, o capô perdeu as falsas entradas de ar (como nos Chargers de 1971 e 1972) e nas laterais foram retirados os frisos da caixa de ar. Na mecânica somente ocorreram mudanças no carburador deixando o R/T mais econômico. Nas concessionárias o Charger R/T custava Cr$ 165.100 e com todos opcionais Cr$ 184.964.

Como opcionais o Charger podia vir equipado com pneus radiais, ar condicionado, câmbio automático, faróis duplos bi-iodo, retrovisor interno prismático e pintura metálica. O estofamento podia ser preto, caramelo ou vinho (este último somente disponível para o Charger cor Vermelho Verona) e o vinil podia ser preto, caramelo ou branco.

O Dart Coupê/Sedan vinha com recalibragem no sistema de carburação, deixando-o mais econômico. Seguindo a linha 77 o Dart trazia vários itens de série, sendo opcionais somente: Rádio de três faixas, direção hidráulica, ar condicionado e transmissão automática.

O Gran Sedan recebeu as mesmas mudanças mecânicas do Dart e a pintura da faixa lateral acompanhava a cor da capota de vinil.

As cores disponíveis para linha eram: Branco-madagascar, bege-indiano, amarelo-alamo; as metálicas: azul-capri, castanho-trípoli, vermelho-verona e ouro-toledo. As duas últimas somente oferecidos para o Charger e Gran Sedan.

Mesmo com problemas a Chrysler tentava arrumar saídas, tanto que reformulou toda a linha Dart/Charger para 1979, deixando mais atuais seus produtos e lançando novos modelos, mas mesmo com estas modificações as vendas continuavam a cair, até o Polara vendeu menos que no ano anterior, mesmo em outros países, a Chrysler não ia bem e amargava prejuízos.

Curiosidades: A desvalorização dos automóveis com motores potentes (e gastões) era tanta, que um Dart 1969 valia Cr$ 25.000, este valor equivalia à metade do valor de um Volkswagen 1.300 (Fusca) de 1969, que quando novo era bem mais barato que o Dart.

O Polara 78 foi o precursor de uma moda adotada posteriormente por todos os outros fabricantes, a do farol retangular com os piscas nas laterais dos para-lamas. Um mês depois do seu lançamento a Ford apresentou o Corcel II com o mesmo estilo e até hoje há quem diga que foi o Corcel que deu início a moda, mas a verdade é que a Chrysler do Brasil foi uma das fábricas campeãs em inovações na sua época.

Nos anúncios do Charger e Dart em 1978, sempre no rodapé esta e seguinte frase “Garanta o combustível de amanhã. Respeite os 80.” , fazendo referência a campanha do governo pela economia de combustível, que na época trouxe muitas imposições aos consumidores, como postos fechados das 20:00h até as 6:00h e também aos finais de semana, sendo mais um problema a ser enfrentado por quem tinha carros de alto consumo e pequena autonomia. Devido ao limite de velocidade nas estradas ser de 80Km/h, as fabricas buscavam acertos nos veíulos para que estes tivessem melhoras no consumo até esta velocidade, A linha Dart/Charger 78 não fugiu à regra, tendo ficado mais econômica quando utilizada nas velocidades regulamentares.

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