O Motor Anúncios de Época 1981 1980 1979 1978 1977 1976 1975 1974 1973 1972 1971 1970 O início Voltar

Carro do Ano. (1977 - Polara)

Neste ano a Chrysler não mudou muito seus automóveis, no Charger R/T, a maior mudança foi a redução da taxa de compressão, passando de 8,4:1 para 7,5:1, com isso o Charger podia utilizar gasolina comum sem prejudicar seu rendimento, mas esta alteração tirou 10 HP do esportivo, ficando com apenas 205 HP. Internamente o estofamento ganhou a opção da cor Vinho Vinho em couro legítimo, já externamente a única mudança era uma nova faixa lateral, que comparada com a faixa do ano anterior, ficou mais estreita e com cantos retos.

No Dart não houveram grande mudanças, a não ser, no remanejamento de itens de série e outros opcionais como por exemplo: de série no modelo standard vinham agora luzes no compartimento do motor, porta-malas e cinzeiro, ventilação interna com motor elétrico, relógio, freios a disco com servo-freio, ponteira do escapamento cromada, tapetes, entre outros. Como opcional o Dart podia vir com câmbio 4 marchas, escapamento duplos, direção hidráulica, ar condicionado e pintura metálica.

O principal motivo das poucas alterações na linha Dart/Charger deveu-se ao fato de que nesta época as verbas da empresa eram mais destinadas aos veículos menores e e de maior aceitação no mercado, tanto que a grande novidade foi o Polara, cada vez melhor e com as vendas em alta, tanto que ganhou o título do “Carro do Ano” pela revista Auto Esporte. Mas mesmo o Polara não trazia novidades em 1977, tanto que as únicas diferenças do modelo anterior eram a ponteira do escapamento e a possibilidade do estofamento ser em tom vinho. As versões disponíveis eram denominadas L e GL.

Mesmo com o merecido prêmio, a Chrysler amargava prejuízos, tanto no Brasil como nos Estados Unidos, a crise derrotava a todos, Os consumidores compravam carros que não satisfaziam seus gostos, mas sim os seus bolsos. Neste ano, as linhas Dart/Charger, venderam apenas 1.565 carros V8, já o Polara vendeu 638 carros a mais que o ano anterior; mesmo este aumento não animava os diretores da Chrysler.

Mesmo com a crise em alta e as vendas em baixa a Chrysler não desistia, modificou o Polara e seu esportivo para o próximo ano, a fim de melhorar as vendas.

Curiosidades: O Charger R/T era vendido com 3 padrões de estofamento: preto, caramelo e vinho, sendo que o vinil sempre acompanhava a cor do estofamento. No caso do estofamento vinho, a faixa também nas laterais era da mesma cor, criando um modelo raro e exclusivo.

Voltar

Destaques

Mopar - Chrysler Group LLC
Chrysler Group LLC
Dodge Vehicles International Site
Mopar - from Wikipedia
Mopar Muscle Magazine

 

hidea.com

Seja um sócio - filie-se ao DCC

Clique aqui, torne-se um sócio do Dodge Clube de Curitiba e desfrute de todos os beneficios de um sócio DCC!

DCC nas redes sociais

DCC no Facebook

DCC Store

O DCC é membro da FBVA

FBVA

Copyright © 2012 - Dodge Clube de Curitiba